Olá mamães hoje estou aqui, para falar um pouquinho sobre refluxo oculto, pois recebi uma mensagem da mamãe Vanessa Schlichting super desesperada, pois ela não sabe o que fazer, me identifiquei muito com a história dela, pois apesar de algumas diferenças, já havia pesquisado sobre esse assunto, pois o meu filho Thomas ainda não dorme muito bem e também apresenta alguns desses sintomas do refluxo, na última consulta com a pediatra dele eu comentei, se havia essa possibilidade, pois eu estou tão cansada e sei que ele também, nois não dormimos apenas "cochilamos" lógico que o que eu mais quero é que isso passe pois ele chora muito e fica muito irritado ele não tem aquele sono "profundo" e sei que isso faz mal. Sempre achei que fosse cólica ainda, pois ele se torce muito e se joga para trás e não se acalma fácilmente pórem a pediatra disse que na idade que ele ta não se tem mais cólicas (1ano 1mês) então o que ele tem?
Ao questionar isso ela me receitou (Label 15mg/ml, cloridrato de ranitidina) Thomas está quase 1 mês usando esse medicamento em 12/12 hrs, detalhe nada mudou, e eu sofro muito pois ele nunca foi de dormir bem, mais sei que isso não é normal, genteee já passaram 1 ano e nada! Eu "meio" já me acostumei a dormir a hora que ele dorme, porém não é muito, são sonecas "pingadas". Espero que alguém possa nos ajudar, você mamãe está, ou já passou por isso? deixe sua dica, experiência, enfim toda ajuda será bem vinda. Agora sei que não é só comigo que isso está acontecendo.
Agora vou deixar aqui o relato de uma mãe também desesperada e que busca uma resposta. O que nossos Anjinhos tem?
 |
Esse é o remédio que o Thomas ta usando. |
Mensagem enviada pela mamãe Vanessa
Meu bebê, desde que nasceu, resmunga muito e é muito irritado... Ao longo do tempo, eu consultei com vários pediatras, porque sabia que havia algo errado, mas eles sempre falavam que era "normal" e que ele ia ficar mais tranquilo com o tempo. O negócio é que o tempo passou, ele vai fazer 5 meses e não mudou nada..
Ele não mama direito, quando está mamando, larga a mamadeira e começa a se torcer e chorar, dai pega a mamadeira de novo, e assim vai. Pra dormir é a mesma coisa, ele fica se "esperneando" todo, e se jogando pra trás, até pegar no sono. E aí, quando eu vou colocar ele no berço ele acorda e começa a maratona de novo. E mesmo pegando ele de novo no colo, não acalma.
Antes os pediatras falavam que era porque ele ainda não tinha passado dos 3 meses, e que depois, iria melhorar. Mas, continua igual. Ele dorme no máximo 1:30 a 2h por dia. E à noite ele dorme muito mal, sempre resmungando e se torcendo, mesmo dormindo.
Já dei paracetamol, remédio pra gases, Camomilina C, nenê dent.... E nada adianta!!!! Já tentamos dar chá de camomila, que a pediatra indicou, mas ele não toma de jeito nenhum. E como eu falei que ele dorme mal, ela receitou um anti histamínico pra ajudar ele a relaxar e dormir bem. Não ajudou. Ela receitou outro então, que disse que iria fazer efeito, massss... advinhem? Não fez efeito algum!!! Eu já não sei mais o que fazer, ele vive irritado, choramingando, chorando ou gritando. A única coisa que ajudou um pouquinho foi pingar umas gotinhas de óleo essencial de Capim Limão na banheira, antes do banho. Mas, mesmo assim, ele continua dormindo mal e continua se torcendo... Detalhe: Desde que nasceu, ele vive com o nariz roncandinho e meio entupido. Já usei Sorine, Maresis e Hixizine, e mais um outro que a pediatra receitou pra pingar no nariz, e não adianta!.. Também já fiz inalação com soro fisiológico, mas tabém não deu em nada. Estou desesperada. Não sei mais o que fazer.
Algumas mamães me disseram que pode ser refluxo oculto, e na outra consulta até comentei isso com a pediatra, mas ela insiste em dizer que não é, porque, fora estes sintomas, ele está ganhando peso. Mas li que no refluxo oculto pode perder peso ou continuar a se desenvolver normalmente. Amanhã vou novamente a pediatra e vou pedir encaminhamento pra gastro, mas será que é mesmo refluxo ou pode ser outra coisa??? Me ajudem, por favor!!!!!
A perda de peso dos bebês e dificuldades para o desenvolvimento são grandes preocupações para as mães. E uma das doenças que pode apresentar esses sintomas chama-se refluxo gastroesofágico.
REFLUXO OCULTO é uma doença que acomete principalmente bebês abaixo dos seis meses. O refluxo gastroesofågico ocorre quando o conteúdo que está no estômago retorna ao esôfago. Isso pode ser normal, pois o sistema digestivo do bebê ainda é imaturo, ou, pode ser patológico, uma doença que necessite de tratamento.
No caso do refluxo oculto, como o próprio nome diz, NÃO CHEGA A TER A REGURGITAÇÃO COMPLETA; o conteúdo do estômago faz um "sobe e desce", sem que saia pela boca. Isso irrita a mucosa do esfôfago, gerando desconforto no bebê. Nós temos certeza de que ele existe porque os bebês apresentam todos os sintomas de refluxo, exceto as regurgitações: irritabilidade, choro durante as mamadas, anemia, perda de peso, etc.
O refluxo pode estar associado à alergia à proteina do leite de vaca em 40% dos casos. O DIAGNÓSTICO DE REFLUXO OCULTO É CLÍNICO, pela história contada pela mãe junto com o exame físico do bebê. O aleitamento materno exclusivo deve ser mantido e o tratamento é composto de medidas anti-refluxo + uso de medicamentos.
Crianças maiores:
EVITAR: refrigerantes, chocolate, achocolatado, “todinhos”, frituras, salgadinhos fritos ou de pacote, catchup, maionese, mostarda, pó do miojo, consumo em excesso de frutas ácidas ou seus sucos (laranja, uva,maçã, morango,acerola, maracujá, abacaxi, carambola), hamburger, salsicha, lingüiça, salame, presunto gordo, churrascos, queijos amarelos e gordurosos, mussarela, creme de leite, mortadela, baicon, consumo em excesso de doces, balas, chicletes, biscoitos recheados, pipoca, pizza com recheios gordurosos.
PERMITIDO:Pães, torradas, biscoitos simples, margarina ou requeijão light, arroz, feijão (caldo ou poucos grãos), massa com molho de tomate feito em casa ou branco, carne de vaca, ave, peixe (grelhados ou cozidos), ovos cozidos ou pouche, leite semi-desnatado, queijo branco, ricota, iogurtes e yakults devem ser consumidos com critério, verduras, saladas e legumes à vontade, porém com pouco tempero, frutas de preferência as não ácidas (mamão, pêra, ameixa, banana prata, manga, melancia, goiaba, melão), gelatinas, flans, sagú, bolo simples .
Obs: Não fazer refeições volumosas, não tomar líquidos durante as refeições, evitar jantar pelo menos três horas antes de deitar e líquidos (leite, suco, água) pelo menos uma hora antes de deitar.
Espero que vocês nos ajudem. compartilhe sua história também. Beijinhos Mamãe 25 horas